UMA REFLEXÃO SOBRE A ALEGORIA DO SEMEADOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46761/8emykw26

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem; sistema social; interação pedagógica.

Resumo

Resumo

Niklas Luhmann, sociólogo alemão, aborda o processo ensino-aprendizagem como um sistema social autônomo baseado na comunicação. Aplicando a metodologia alegórica analítica, a parábola do semeador, presente nos evangelhos sinóticos, é utilizada como metáfora crítica do sistema educacional. A semente lançada em diferentes solos representa os desafios enfrentados por educadores e educandos no processo de interação e desenvolvimento do conhecimento. O texto explora o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem e diferentes abordagens pedagógicas, relacionando-as à parábola. São discutidas a teoria interacionista e a teoria comportamentalista. A gestão do processo de aprendizagem é abordada, destacando a necessidade de adequação das práticas educacionais aos diferentes “solos” ou perfis dos aprendizes. O estudo conclui que a compreensão sistêmica e a aplicação de metáforas oferecem reflexões valiosas para aprimorar a educação e promover o desenvolvimento do conhecimento.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS