EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO POPULAR: UMA BASE HISTÓRICA E TEÓRICO-METODOLÓGICA

Autores

  • Paulo Schönardie

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.65

Palavras-chave:

Educação popular; epistemologia da educação popular; história da educação popular; fundamentos teórico-metodológicos da educação popular; autonomia.

Resumo

A educação popular é uma concepção de educação, que se constrói histórica e organicamente, na América Latina, estreitamente associada à conjuntura social e política. Ela se apresenta como um movimento que produz um pensamento pedagógico latino-americano, em que sujeitos e coletivos elaboram experiências educativas com intencionalidade emancipatória, construindo autonomia, tornando-se sujeitos de sua história. O cerne do estudo aqui apresentado consiste na elaboração de fundamentos históricos e teórico-metodológicos da educação popular, visando contribuir com a construção de uma epistemologia da educação popular.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS