Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista foi criada em 2010, com o propósito de estimular a reflexão e o despertar de pesquisadores. Podendo renovar conceitos, apresentar novas percepções e apontar outras soluções para problemáticas em questão.

Acredita-se que essa oportunidade será bem aproveitada pelos leitores/autores que buscam o intercâmbio de saberes, tornando-se um espaço modelo para todos os interessados em adquirir novos conhecimentos. No inicio de suas atividades a revista teve como foco maior, seus docentes e discentes, porém a partir de 2016 entendeu que estava na hora de ampliar este foco. E proporcionar aos seus autores e leitores um ambiente online que pudesse servir de vitrine ou ponte de ligação entre as diferentes realidades e regiões brasileiras.

O espaço da Revista Científica da Faculdade de Balsas é dedicado aos pesquisadores por meio de publicações (artigos e resenhas) que objetivem contribuir com discussões sobre diversas áreas, focadas no desenvolvimento regional. Mantendo a tradição e o compromisso com a livre circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca dos temas atuais e de interesse no campo do desenvolvimento regional, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A Revista, em formato on-line, é semestral e aceita texto em português e espanhol submetidos em fluxo continuo por intermédio do Sistema de Revista Eletrônica da  Unibalsas, em conformidade com as diretrizes disponíveis no endereço:

https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/about/submissions 

Código de Conduta Editorial:

Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação dos resultados. São primados os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista e o dos revisores. Não são aceitos plágios. Não serão considerados plágios os artigos decorrentes de partes de relatórios de pesquisas, TCCs, dissertações e teses do próprio autor. 

Etapas do processo de avaliação de artigos:

1 – Avaliação preliminar pela equipe editorial da revista com relação à pertinência do artigo ao tema proposto, adequação da linguagem, observação das normas da redação acadêmica;

2 – Avaliação por pares;

3 – Revisão dos artigos;

4 – Publicação e divulgação dos artigos organizados volumes.

 

Taxas

A Revista Científica da Faculdade de Balsas não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico.

Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.

 

A Revista Científica da Faculdade de Balsas é uma publicação semestral, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira para divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre as diversas áreas que contribuam para com o desenvolvimento regional. Em circulação desde 2010, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores. Consolidou-se, assim, como um periódico destinado a contribuir na difusão de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas interações da academia com os setores sociais mais amplos. Os artigos submetidos devem obedecer as diretrizes para os autores que constam na revista.

A Revista Científica da Faculdade de Baslsas é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis CAPES (2019) na seguinte área:  B3: Interdisciplinar.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.