PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E APRENDIZAGEM REFLEXÕES ACERCA DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Autores

  • Claudete Teresinha Junges

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.64

Palavras-chave:

Aprendizagem; Paulo Freire; pedagogia do oprimido; ensino.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de refletir sobre a aprendizagem, a partir da concepção apresentada nos escritos da obra clássica de Paulo Freire, “Pedagogia do Oprimido” (1987). Com metodologia qualitativa hermenêutico-bibliográfica, categorizamos quatro questões essenciais ao processo educativo, que se tratam, primeiramente, da conscientização; em segundo lugar, a percepção de si como produtor e produto da história; o terceiro ponto é a prática social e a relação das pessoas na história como chegada e partida do processo educativo; e como quarto ponto, destacamos a relevância da aprendizagem para o desenvolvimento humano. Os resultados dessa reflexão evidenciaram que Paulo Freire deve continuar presente na interlocução dos processos pedagógicos, porque, conforme verificamos em seu registro, educar não pode simplesmente representar um repasse de conhecimentos aos estudantes. Implica, além de socializar os saberes construídos pela humanidade historicamente, possibilitar ao educando a compreensão de si no processo histórico vivido com suas contradições e possibilidades, fazendo da aprendizagem a ponte emancipatória para seu desenvolvimento pessoal e social.

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Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS