DA RESPONSABILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR PELO FRACASSO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Walter Frantz
  • Martin Kuhn

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.63

Palavras-chave:

Fracasso da escola pública; educação do popular; educação popular

Resumo

A responsabilização da educação popular pelo fracasso da escola pública é a temática deste texto. Discute se a escola pública, efetivamente, se constituiu em espaço de educação popular ao longo de sua trajetória e se esta pode ser responsabilizada pelo seu fracasso. Recorrer a uma leitura histórica da educação pública no Brasil, ainda que sucinta, ajuda a perceber quem são os sujeitos que, ao longo do tempo, tiveram acesso à escola pública, permaneceram nela e obtiveram sucesso. Refletir sobre tal percurso ajuda a desfazer o mito de que a escola, por ser pública, por si só, já se caracteriza como educação popular. Culpabilizar a educação popular pelo fracasso da escola pública requer entender, primeiramente, o que se compreende por educação popular.

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Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS