A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PROPOSIÇÃO PARA PENSAR A ESCOLA JUSTA

Autores

  • Alana Rigo Deon

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.60

Palavras-chave:

Escola justa; educação popular; justiça social; transformação social.

Resumo

Discutir as possibilidades da educação popular contribuir para pensar a escola justa é o objetivo deste trabalho. A escola ao longo do tempo foi uma das principais reprodutoras das desigualdades e dos interesses das classes dominantes, quando poderia ter assumido a tarefa de emancipação e transformação social. Nesse sentido, a pesquisa tem como preocupação central refletir sobre a experiência da autora como professora da rede pública de ensino. Para isso, faz-se uma discussão teórica e bibliográfica, tendo como pano de fundo os preceitos da educação popular. O texto se constitui a partir de dois movimentos: o primeiro faz uma crítica à postura assumida pela escola pública ao longo do tempo, que pautada a partir de princípios da racionalidade instrumental e meritocráticos impossibilitaram a criação de condições de equalização social. O segundo movimento discute as possibilidades da escola contribuir para a justiça e transformação social dos estudantes por meio dos pressupostos da educação popular.

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Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS