INTERAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REFLEXÕES SOBRE PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO, MEMÓRIA, IDENTIDADE E PERTENCIMENTO

Autores

  • Sr. Tarcisio Dorn Oliveira
  • Helena Copetti Callai

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.59

Palavras-chave:

Educação popular; educação patrimonial; memória; identidade; pertencimento.

Resumo

Em tempos onde a sociedade torna-se cada vez mais excludente, na qual a educação vem sendo tratada de forma negligente faz-se urgente repensar a educação nas suas mais diferentes formas de atuação. A formação depara-se com a educação, no momento em que ela instrui, informa e possibilita a criação de novos saberes, por meio da transmissão ou permuta de diferentes vivências e análises. Dessa forma, o patrimônio arquitetônico apresenta-se como sujeito de intervenção nato com a comunidade no espaço em que está inserido. Instiga a construção de novas possibilidades de diálogos e, por consequência, de educação popular. Pode ser compreendido como um instrumento de educação, intervenção social e desenvolvimento local e global. Através de um estudo exploratório, a temática da investigação, intenta abordar questões conceituais no intuito de refletir o diálogo entre educação (seja popular ou patrimonial) com a arquitetura (vista como patrimônio edificado), a memória, a identidade e o pertencimento, sendo estes, elementos norteadores na reflexão, que ao materializarem-se em cenários urbanos, passam a desempenhar um papel social, estratégico e político na formação humana.

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Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS