PROUNI: UMA POLÍTICA PÚBLICA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Maristela Maria de Moraes
  • José Carlos da Silva Telles

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.58

Palavras-chave:

Política pública; ProUni; educação popular

Resumo

Pretende-se com este texto debater sobre política pública educacional, sobretudo no que tange a democratização do acesso ao Ensino Superior, tomando como referência o programa Universidade Para Todos – ProUni, que tem como objetivo oferecer bolsas de estudos para alunos sem diploma de nível superior em universidades privadas. Para isso, o trabalho está embasado na metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa e busca demonstrar a importância de relacionar e discutir o ProUni através da perspectiva da Educação Popular com base no referencial teórico de Paulo Freire. A estrutura teórica principal desse texto está baseada nas obras Pedagogia do Oprimido (1987) e Educação e Mudança (2014). Optou-se por esse prisma tendo em vista o contexto sociopolítico brasileiro marcado por propostas de reformas estruturais que afetam diretamente a educação brasileira, sobretudo as camadas populares. Desse modo, ao perceber na obra de Paulo Freire uma estreita ligação entre educação e política, da mesma forma que a educação como elemento de conscientização, considera-se importante incluir o ProUni nas discussões sobre Educação Popular em nível superior, pois essa política pública se apresenta como possibilidade aos alunos para compreender a sua realidade, tomar consciência social e política e ter acesso à educação historicamente reservada aos grupos dominantes.

Downloads

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS