APROXIMAÇÕES ENTRE AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Cassia Engres Mocelin

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v9i1.51

Palavras-chave:

Ações afirmativas; cotas; educação popular; ensino superior.

Resumo

Este artigo discute como as ações afirmativas, por meio das cotas sociais e étnico-raciais, se aproximam dos pressupostos teóricos da educação popular e os articulam. Para isso, a metodologia utilizada pautou-se na revisão bibliográfica de artigos, livros e legislações. Este estudo levou à compreensão de que a implantação das cotas apresenta uma forma de democratização do ensino superior, oportuniza o ingresso das camadas populares e subalternas da nossa sociedade que estiveram social, cultural, econômica e historicamente alijadas dos bancos escolares neste nível de ensino. Os pressupostos de educação, mobilização e conscientização inerentes à educação popular partem do reconhecimento da existência e, sobretudo, do protagonismo dos sujeitos e dos coletivos, entendendo a educação como forma de resistência, ou seja, na sua dimensão ético-política. Diante disso, as ações afirmativas aproximam-se dos pressupostos da educação popular quando o movimento negro conscientiza-se do lugar que foi historicamente atribuído ao negro na sociedade brasileira e das suas condições de vida, e a partir disso mobiliza-se criticando o sistema escolar excludente e elitizado, mas, para além dessa perspectiva crítica e problematizadora, ele propõe a construção de novas alternativas educacionais, mais democráticas.

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Publicado

2019-08-26

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS