O TEATRO E SEUS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Juliana Campoy Miranda de Souza UNIJUÍ
  • Maria Regina Palha
  • Marlene Przylinski
  • Maria Simone Vione Schwengber

DOI:

https://doi.org/10.46761/wcjrqm07

Palavras-chave:

Comunicação verbal e não verbal., Construção da identidade., Expressão facial e corporal., Jogos dramáticos., Jogos teatrais.

Resumo

A Educação Infantil e os Anos Iniciais são fases de descobertas que instigam a capacidade investigativa das crianças. O teatro, quando ministrado às crianças desde a Educação Infantil, pode proporcionar um despertamento que fará a diferença no futuro pessoal e profissional das crianças. Como objetivo, a pesquisa pretendeu aprofundar o currículo por campos de experiência presente na BNCC (2018), que introduz as habilidades teatrais e valoriza o protagonismo infantil para proporcionar aprendizagens significativas. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa que relacionou os campos de experiência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais com os objetivos alcançados nas oficinas de jogos teatrais. Conclui-se que nos campos de experiências, o teatro é protagonista e pode desenvolver inúmeras habilidades.

Downloads

Publicado

2025-08-21

Edição

Seção

EDITORIAL REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS