EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL:
uma revisão bibliográfica acerca das interações sobre TICs e educação
DOI:
https://doi.org/10.46761/gcnvqq87Palavras-chave:
Educação, Interação, Tecnologias digitais, Cultura digitalResumo
O objetivo da presente pesquisa é caracterizar o contexto das tecnologias na sociedade em relação à educação, por meio de uma revisão bibliográfica, realizada entre 2014 e 2019. O Portal de Periódicos da CAPES foi consultado, e foram selecionadas 20 produções, a partir das quais constituímos o corpus da investigação, com base nos conceitos pertinentes. Os dados produzidos foram examinados segundo os pressupostos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). A discussão dos resultados teve aporte teórico em Lévy (1993, 1999) e Castells (2001), nos documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb). Os resultados apontam para a necessidade urgente de investir tanto em infraestrutura quanto na formação de professores, a fim de fortalecer a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Além disso, é fundamental repensar o modelo pedagógico tradicional, movendo-o para metodologias mais dialogadas e participativas. Também se faz necessário ampliar as pesquisas que investigam a educação dentro do contexto da cultura digital.