REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.46761/zh80ek76Resumo
A Filosofia permite aos estudantes compreenderem melhor a si mesmos, a sociedade e o mundo e estimula a autonomia do pensar, agir e comportar. Este artigo objetiva refletir sobre a prática pedagógica de filosofia no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, e o levantamento de dados foi realizado no Portal de Periódicos da Capes com o uso dos descritores: “ensino de filosofia”, “possibilidades” e “desafios”. Os dados foram organizados conforme a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). Integraram o corpus da pesquisa cinco artigos e destes emergiram as categorizações: a) possibilidades de ensino de filosofia; e b) desafios no ensino de filosofia. Entende-se que o professor de filosofia necessita ensinar a pensar filosoficamente e desenvolver atitude filosófica visando a promoção do questionamento. Gestores e sociedade necessitam atuar em prol da formação de profissionais habilitados no ensino de filosofia para que se possam desenvolver o pensamento e a atitude filosófica para formar estudantes atuantes e críticos que saibam reconhecer e compreender a realidade e, acima de tudo, saibam discutir e propor soluções aos problemas inerentes à vida humana e as interações na sociedade.