DESAFIOS NO CAMINHO DA METODOLOGIA CIENTIFICA E DA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.99Palavras-chave:
Ciência. Conhecimento. Desafios. Ensino Superior. Pesquisa.Resumo
O principal objetivo deste trabalho é diagnosticar as razões da dificuldade no aprendizado da Metodologia Cientifica e da Pesquisa, especialmente no nível da graduação. O desafio maior é o de organizar os saberes e buscar alternativas frente à problemática do ensino de metodologia científica e da pesquisa, buscando estratégias que poderão ser utilizadas como uma forma de melhorar o ensino da disciplina, frente às dificuldades apresentadas por parte dos acadêmicos. Após questionamento através da pesquisa de campo, os dados foram levantados através de estatísticas descritivas e analíticas para conclusão da pesquisa. Podemos perceber através dos resultados que as dificuldades existem, mas que alternativas foram sugeridas e que poderão contribuir para amenizar o problema, os desafios da graduação. Não podemos apenas profissionalizar os acadêmicos, mas formá-los no exercício do pensamento e da superação de dificuldades, abrindo possibilidades e mostrando a necessidade de caminharem no sentido de entender e valorizar a ciência. Esta forma de ver e aprender Metodologia da Pesquisa Científica talvez possa contribuir para um maior desempenho dos professores que se responsabilizam pelo seu ensino, obtenham uma melhor aceitação da matéria por parte dos alunos, nem sempre muito receptiva, e poderá, finalmente, proporcionar uma dinâmica visando um ensino eficaz e integrador. Não temos a pretensão e nem o conhecimento para ditar as regras, apontar soluções, apenas vontade de sugerir que cheguem mais perto do problema, das dificuldades em busca do conhecimento cientifico.