EDUCAÇÃO PARA IDOSOS: um direito à cidadania
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.96Palavras-chave:
Cidadania. Educação. Envelhecimento. Idosos. Inclusão.Resumo
A educação é um processo permanente, que se inicia na família e continua na escola, e tem por finalidade transmitir a cultura e desenvolver os aspectos formativos, as capacidades física, intelectual, cognitiva e social dos indivíduos. Além de conhecimentos, o sujeito adquire hábitos e costumes essenciais às práticas sociais do cotidiano e ao pleno exercício da cidadania. Tendo por embasamento teórico a pesquisa bibliográfica em autores como Serra (2012), Cachioni (1999), dentre outros, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre as políticas educacionais para o idoso, abordando uma nova visão acerca do envelhecimento e da possibilidade de educação ao longo da vida, visando atender a essa população que cresce a cada dia, mas que continua sendo tratada de forma preconceituosa e excludente.