A COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTADO DA ARTE DO PORTAL DA CAPES (2015-2019)

Autores

  • Ana Laura Alves Araújo Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Carla Weber Carvalho, Sra. Unibalsas - Faculdade de Balsas
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff, Dra. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.95

Palavras-chave:

Complexidade. Edgar Morin. Educação Superior. Ensino Universitário. Universidade. Currículo.

Resumo

A Teoria da Complexidade, cujo porta-voz mais proeminente é o francês Edgar Morin, estende a abrangência de suas análises, de suas críticas e de seus possíveis direcionamentos a diversos aspectos da vida humana como, por exemplo, à vida social, à política, à ciência, à técnica, ao meio ambiente, dentre outros e, por que não, à educação. Neste sentido, este trabalho objetiva refletir sobre as implicações do pensamento complexo na educação superior e sobre o modo como tem sido articulado nas pesquisas que têm este nível de ensino como objeto de estudo. Como instrumento de análise utilizou-se as produções científicas acerca da temática, disponíveis no Portal da Capes, publicadas no período de 2015 a 2019. Os artigos analisados mostram a insuficiência das pesquisas que tematizam a complexidade no âmbito da formação universitária devido ao número reduzido de trabalhos encontrados e de áreas de conhecimento exploradas, restando ainda muitas possibilidades de incursões possíveis, terreno fértil para futuras indagações e investigações.

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Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO REGIONAL