INFÂNCIAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS ENTRELAÇADOS NO ÂMBITO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v4i1.76Palavras-chave:
Infâncias, Culturas, EscolasResumo
Este trabalho busca compreender a constituição da infância e dos cenários que ela ocupa, bem como o estudo de questões culturais responsáveis pela formação de sujeitos no ambiente escolar. Para tanto, parte-se das reflexões feitas em sala de aula através de plenárias e estudos desenvolvidos sobre os referenciais teóricos do componente curricular da História da Infância, Cultura e Currículo. Para tanto buscou-se aperfeiçoamento teórico dos autores ARIÉS (1975 e 1981), BRASIL (1998), DORNELLES (2008), FREIRE (1982), GARDNER (1994), JOBIM e SOUZA (1995), KETZER (2003), LARROSA (2010), POSTMAN (1999), STEINBERG e KINCHOLOE (2004), VITÓRIA (2003) que são convidados a discutir as questões referentes ao assunto. Com uma abordagem qualitativa, este estudo busca muito mais do que esclarecer; questionar, pensar e realmente refletir sobre verdades e saberes. Direciona os olhares para aquilo que está constituído a par dos nossos olhos posto e que ignoramos ver, assim buscando a compreensão da constituição do ser infante a partir das suas relações sociais e educacionais.