INFÂNCIAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS ENTRELAÇADOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Pâmela Luana Lipke
  • Priscila Gadea Lorenz

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v4i1.76

Palavras-chave:

Infâncias, Culturas, Escolas

Resumo

Este trabalho busca compreender a constituição da infância e dos cenários que ela ocupa, bem como o estudo de questões culturais responsáveis pela formação de sujeitos no ambiente escolar.  Para tanto, parte-se das reflexões feitas em sala de aula através de plenárias e estudos desenvolvidos sobre os referenciais teóricos do componente curricular da História da Infância, Cultura e Currículo. Para tanto buscou-se aperfeiçoamento teórico dos autores ARIÉS (1975 e 1981), BRASIL (1998), DORNELLES (2008), FREIRE (1982), GARDNER (1994), JOBIM e SOUZA (1995), KETZER (2003), LARROSA (2010), POSTMAN (1999), STEINBERG e KINCHOLOE (2004), VITÓRIA (2003) que são convidados a discutir as questões referentes ao assunto. Com uma abordagem qualitativa, este estudo busca muito mais do que esclarecer; questionar, pensar e realmente refletir sobre verdades e saberes. Direciona os olhares para aquilo que está constituído a par dos nossos olhos posto e que ignoramos ver, assim buscando a compreensão da constituição do ser infante a partir das suas relações sociais e educacionais.  

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Publicado

2019-08-28