ASDEVI: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE A DIVERSIDADE

Autores

  • Francine Winkelmann
  • Ana Raquel Köhler
  • Miriane Torgeski

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v4i1.75

Palavras-chave:

Educação Popular; Deficiência Visual; ASDEVI.

Resumo

O presente artigo, desenvolvido ao longo do 2º Semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, tem por intuito relacionar as intervenções pedagógicas realizadas na ASDEVI - Associação dos Deficientes Visuais e Amigos Nova Vida de Três de Maio com os conceitos de Educação Popular. Pessoas com deficiência visual são historicamente vitimas de uma sociedade excludente, embora na atualidade já possuam diversos direitos assegurados na constituição. A ASDEVI é constituída por indivíduos que possuem deficiência visual, tanto cegueira quanto baixa visão, que se reúnem neste grupo a fim de participarem de atividades que possibilitam seu desenvolvimento integral. Tendo por base às necessidades pedagógicas do grupo, as atividades desenvolvidas nesta instituição buscaram trabalhar os aspectos relacionados às relações interpessoais, de ensino-aprendizagem, autonomia e autoestima visando fortalecer o grupo e seus participantes.

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Publicado

2019-08-28