A EJAI sob a ótica de Paulo Freire e suas contribuições para esta modalidade de ensino
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.7Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos, Idosos, Paulo Freire, Cidadania, Sociedade.Resumo
O presente artigo científico aborda as questões inerentes à educação de jovens, adultos e idosos sob a ótica do pesquisador Paulo Freire que, através de suas obras, tem contribuído intensamente para o desenvolvimento da educação a partir de sua visão evolucionista do processo de ensino-aprendizagem. Essa modalidade, que visa formar cidadãos que não frequentaram a escola em tempo regular, sobrevive na medida em que são desenvolvidas, no âmbito social, ações que visem à inclusão social. Desde o seu surgimento, a EJAI vem traçando caminhos atentando para os propósitos de Paulo Freire que visam levar a educação às pessoas que estão fora do ambiente escolar, ou que perderam a oportunidade de escolarização. Consiste, ainda, na ideia de que é preciso reaprender a aprender.