A PRÁTICA EDUCATIVA EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA AUTONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v8i2.35Palavras-chave:
Educação; Docência; Teoria Freireana; Autonomia; Prática educativa.Resumo
O tema central do artigo é a reflexão sobre a própria prática educativa, balizada pela perspectiva epistemológica da pedagogia da autonomia. Sob o ponto de vista teórico, a obra ‘Pedagogia da autonomia’ de Paulo Freire é a referência principal da análise do cotidiano docente. O objetivo central do estudo consiste, assim, no repensar a própria prática educativa com base na perspectiva teórica freireana, visando qualificar aos educadores e ao processo educativo como um todo. Teoria e prática em diálogo são problematizados, favorecendo a construção de didáticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a resolução de desafios da formação docente. A metodologia é baseada, por um lado, na revisão bibliográfica e, por outro lado, na análise da própria prática educativa. Ao final, é percebido que ao repensar a prática cotidiana docente a partir da perspectiva epistemológica da pedagogia da autonomia, mudamos nossa percepção e prática da educação, acreditando, também, que, com esta experiência, seja possível influir positiva e amplamente no processo de formação.