EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO ON-LINE

Autores

  • Jakson Ferreira de Sousa
  • Vanessa Nunes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v7i1.34

Palavras-chave:

Educação a Distância. E-learning. Interação.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é enfatizar as recentes mudançasde paradigmas educacionais ocorridas em função do uso das tecnologiasdigitais na educação, pois a sociedade está cruzando uma novafronteira, vive-se praticamente em um mundo digital, graças ao potencialoferecido pelas novas tecnologias de comunicação. O desenvolvimentodas tecnologias digitais e a profusão das redes interativas colocam a humanidadediante de novas necessidades do modelo capitalista, criandoum cenário de incertezas. Neste contexto, a educação a distância temsido considerada como uma modalidade de ensino em crescente ascensão,sendo vista como uma das possibilidades de expansão do ensino superior.Neste trabalho citamos parte de estudos teóricos já existentes sobreo uso do e-learning com ênfase na educação mediada por tecnologiase utilizamos o método bibliográfi co do tipo explicativo numa abordagemde cunho qualitativo. Este estudo demonstra que as novas tecnologiastrazem consigo muitas facilidades, mas também introduzem novas exigênciase competências no paradigma educacional, impondo adaptaçõese novos desafi os na formação inicial ou continuada dos profi ssionais. Naeducação, surge um novo paradigma que sugere um ambiente escolardiferente, proporcionando uma nova forma de cognição, que levará oaluno e professores a produzirem conhecimentos, tendo como suporte astecnologias de informação e comunicação, dentro de um contexto interativoque envolve a realidade atual, o tempo e o espaço.

Downloads

Publicado

2019-08-23