A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E OS NOVOS DESAFIOS À EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO O MUNDO COMUM
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v7i1.33Palavras-chave:
Educação; mundo-comum; compreensão; professor.Resumo
O presente trabalho visa refl etir sobre o papel da educação paraa constituição do mundo comum. Por meio do entendimento deste termoe da necessidade de que os envolvidos no processo de formação estejamcientes que a responsabilidade que assumem não é somente para comos alunos. O compromisso vai além dos envolvidos com o sistema educacional,é com o mundo, com o futuro, com a vida. O debate propostoparte do questionamento Afi nal, por que educar? Enfatizando, neste sentido,a missão (uma das tarefas) do professor. Utiliza como metodologiaa pesquisa bibliográfi ca em teóricos da educação que discorrem sobre oporquê de educar. Relaciona as novas demandas que a sociedade contemporâneaimpõe sobre a educação, no sentido da construção de umacomunidade mais justa e de uma cultura que seja válida para todos. Esteestudo leva à compreensão de que a educação por si só não consegue resolvertodos os problemas que se apresentam, mas pode pensar em novoscaminhos que propiciem a compreensão entre o eu e o outro. É possívelidentifi car que novas posturas podem ser adotadas de modo a tornarmais ampla a interpretação e o ponto de visão dos alunos. Deixar delado a visão linear e simplifi cada com que fomos habituados a percebera realidade é um passo a ser dado para que a aprendizagem não se façadesligada das questões humanas. Propõe-se uma reforma no pensamento,na maneira de perceber a realidade, as situações, a vida. Possibilita oentendimento de que o homem é uma totalidade complexa, em que nãose pode ter uma interpretação fi el, sendo analisada de maneira separadae fragmentada, como estamos habituados.