ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO VAREJO SUPERMERCADISTA DE CO-OPERATIVAS : COTRISAL SARANDI- RS

Autores

  • Tarcísio Hartmann
  • Alain Souza Santos

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v7i1.30

Palavras-chave:

estratégias competitivas, administração estratégica, cooperativa,varejo supermercadista.

Resumo

O tema deste artigo são estratégias competitivas no varejo supermercadista.Este estudo é embasado em uma unidade de supermercadosinserida dentro de uma cooperativa de produção e busca responderao questionamento: que estratégias podem ser desenvolvidas para quehaja melhor desempenho na rede de supermercados da Cotrisal? A buscadessa resposta foi fundamentada na bibliografi a e nas entrevistas com osprincipais stakeholders da cooperativa. A estratégia que mais se enquadraa partir das respostas obtidas no estudo foi a de liderança em custos/diferenciação. Esse tipo de estratégia proporciona à empresa o ganhocompetitivo através do fornecimento de produtos aos seus clientes decusto relativamente reduzidos, e que possuam algumas característicasdiferenciadas valorizadas. O estudo demonstrou que as informações levantadasencaixaram-se nos moldes teóricos e as análises serviram debase para um conjunto de estratégias competitivas que poderão ser implementadaspara que a resolução do questionamento seja contemplada. 

Downloads

Publicado

2019-08-23