VOZES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NA ESCRITA ACADÊMICA
PERSPECTIVAS ENTRE SOCIOPRAGMÁTICA E LINGUÍSTICA APLICADA
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v11i01.2Palavras-chave:
Escrita Convencional. Escrita Reflexiva. Letramento Acadêmico. Linguística Aplicada.Resumo
O objetivo deste trabalho é problematizar a construção de vozes de alunos-mestre de uma licenciatura em letras, ofertada por uma instituição pública de ensino superior ao Norte do Tocantins. A Fundamentação Teórica está alojada no campo indisciplinar da Linguística Aplicada, mobilizando também pressupostos teóricos da Sociopragmática Dinamarquesa. A Metodologia é de caráter bibliográfico, partindo da premissa de que se trata de uma proposta de intervenção teórico-metodológica, que opera no plano das contribuições teóricas para, assim, repensar a prática. A referida proposta de pesquisa é relevante no contexto de ensino universitário, tendo em vista o papel basilar da escrita neste contexto, a qual revela forças ideológicas que a fazem ser como é.
Palavras-Chave: Escrita Convencional. Escrita Reflexiva. Letramento Acadêmico. Linguística Aplicada.