INTER-RELAÇÕES DE LÍNGUA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DA ETNOBOTÂNICA DO CERRADO

Autores

  • MAYARA CAROLINE SOUSA DE ABREU UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
  • MARIA CÉLIA DIAS DE CASTRO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BALSAS

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v13i1.164

Palavras-chave:

Narrativas. Identidades. Discurso. Linguística Textual

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante a extensão intitulada Léxico Fitonímico no Âmbito do Projeto “Laudato si” de Reflorestando do Cerrado do Município de Balsas. O projeto é fruto de uma iniciativa de conscientização da diocese de Balsas (MA) no que se refere ao desmatamento da vegetação nativa do Sul Maranhense. O trabalho teve como foco a educação ambiental, sendo fundamental o estudo dos nomes das plantas e seus manuseios. Tendo como suporte o aspecto interdisciplinar da Ecolinguísitca, disciplina que estuda as interrelações entre língua e meio ambiente e é base teórica deste trabalho, as atividades do projeto visaram a confecção de um catálogo fitonímico com as espécies representativas do Cerrado balsense. Todas as espécies, bem como suas características e usos, foram elencadas pelos alunos da escola municipal onde o projeto foi desenvolvido. As atividades interdisciplinares do projeto também contribuíram com o reflorestamento, através do plantio de mudas, e com a educação ambiental, com a confecção do produto didático-pedagógico. Sobre o aspecto de cunho teórico, orientado pela problemática “Que relações entre seres humanos e natureza são expressas na língua, notadamente no ato de nomear os fitônimos?”, notou-se na pesquisa que os interactantes nomeiam os fitônimos com base em suas experiências (físicas, mentais e socias) no mundo, o que acarreta, por vezes, palavras que se configuram como expressões metafóricas e metonímicas. Evidencia-se, assim, que as inter-relações organismo-mundo reveladas ainda se pautam na utilidade da natureza para fins de subsistência humana e essa inter-relação também impacta nos processos biopsicossociais via linguagem. Por fim, o projeto também deu fruto ao trabalho de monografia da autora, intitulado “Laudato Si’ e Reflorestamento: Relações Ecolinguísticas no Léxico Fitonímico do Cerrado Balsense”, defendido e aprovado no fim do primeiro semestre de 2022, além de publicações em anais de eventos acadêmicos.

Biografia do Autor

MAYARA CAROLINE SOUSA DE ABREU, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Pesquisadora, comunicadora, publicitária e jornalista. Formada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Campus Balsas. Atua na área de comunicação com extensa experiência na produção de textos multimodais para diversos tipos de veículos, além de social media, marketing management e editoria. Pesquisadora com participação assídua em projetos de extensão universitária e produção acadêmica na área da Linguística Aplicada.

MARIA CÉLIA DIAS DE CASTRO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA CAMPUS BALSAS

Doutora em Letras e Linguistica (UFG). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão UEMA/Campus de Balsas. Professora do Programa de Pós-Graduação enm Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão PPGLe UEMASUL. Professora colaboradora PPGEC MINTER/DINTER UNIJUÍ e UNIBALSAS. Coordenadora projeto ATEMA, Apoio FAPEMA. E-mail: celialeitecastro@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS