USO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA - ATD COM ATLAS.TI NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE UMA FACULDADE
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v13i1.146Resumo
Resumo: A complexidade na realização de análises qualitativas é bastante considerável na busca por informações implícitas em meio a dados no formato de textos discursivos. Este trabalho apresenta a realização de tais análises seguindo a metodologia de análise textual discursiva com a ferramenta de software ATLAS.ti, onde o objetivo principal foi encontrar percepções subjetivas de alunos da faculdade que forneceu os dados oriundos da aplicação de um questionário durante a autoavaliação institucional. Neste processo exploratório de natureza qualitativo, em meio a estas percepções percebeu-se que há elogios a respeitos de características próprias da instituição, críticas bastante pontuais e sugestões de melhorias. No decorrer do processo, palavras chaves foram criadas para realizar a categorização de respostas dos discentes, estas representam o início da construção de uma base de conhecimento a ser usada em futuras edições da autoavaliação coordenada pela CPA da faculdade em questão.