DA MÚSICA: SUAS INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

SUAS INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v13i1.134

Palavras-chave:

Música. Influência. Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar a influência benéfica da música nas mais diversas atividades humanas, e mais especificamente nas de educação. Quando somada à cognição, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na aquisição de habilidades linguísticas como leitura, audição, fala e escrita. Esta análise teve embasamento em teóricos como Aguiar (1993), Alves (2008), Brown (2007), Claret (2008), Ferreira (2008), Lima (2009), Loureiro (2003), Murphey (1992), Sekeff (2007) e outros que apresentam os benefícios múltiplos da música, dentre os quais o de figurar como uma possibilidade de adicionar experiências mais ricas e prazerosas ao ensino e o aprendizado de um segundo idioma.

Palavras-chave: Música. Influência. Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa.

Biografia do Autor

ANTONIO ISMAEL LOPES DE SOUSA, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011). Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009). Atuou como Professor de Inglês (5º ao 9º ano), na U. I. Didácio Santos - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Atuou como Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Balsas e como Assessor de Redação Oficial - Gabinete do Prefeito Municipal de Balsas (MA). Atuou como Gestor Público na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado do Tocantins. Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Campus de Balsas (MA) e Mestrando em Letras pela UEMASUL.

ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Letras - Literaturas pela UERJ (1990), Mestrado em Estudos Literários pela UFPI (2007) e Doutorado em Letras - Literatura Comparada pela UFPB (2013). É Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, atuando no Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), em que leciona disciplinas das áreas de Teoria Literária, História da Literatura e Literaturas Brasileira e Portuguesa. Exerce também a função de Diretora do Curso de Letras do CESBA/UEMA, desde 2017. Possui linha de pesquisa em ensino da literatura, linguística e adaptação fílmica. É Coordenadora do Núcleo de Investigação da Narrativa - NINA do CESBA/UEMA e colaboradora do grupo LINCH - língua, cultura, história e poder. Membro do projeto Sinais Cinematográficos: trilhas pedagógicas. Atua como Professora do Mestrado em Letras da UEMASUL.

 

 

MAHALLA STEPHANY FEITOSA AGUIAR, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Atualmente é Coordenadora de Linguagens - Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (MA) e Mestranda em Letras pela UEMASUL.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS