UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO SUL DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v11i01.129Palavras-chave:
EAD, perfil acadêmico, Análise qualitativaResumo
O mundo está em constante mudança e a educação acompanha essas alterações. Adequando-se às necessidades contemporâneas, a Educação a Distância - EAD é uma modalidade educacional que acompanhou a tecnologia, oferecendo novas possibilidades educacionais para uma era globalizada. Este artigo objetiva, em um primeiro momento, analisar a abordagem adotada por uma instituição de educação superior localizada no sul do Estado do Maranhão para a modalidade de EAD, tendo como público investigado os acadêmicos do curso de Pedagogia desta IES. Para isto, foi utilizada uma abordagem de pesquisa quantitativo-qualitativa, de caráter exploratório, por meio da aplicação de uma pesquisa do tipo survey. A principal ferramenta utilizada para análise dos dados coletados foi o Atlas.TI. Como principais resultados desta pesquisa percebe-se a aspiração discente em relação à EAD como modalidade educativa híbrida entre as modalidades presencial e à distância; percebe-se ainda que as expectativas tidas sobre a EAD diferem, muitas vezes, do contexto real; e que a flexibilidade de tempo e o local é vista como a principal potencialidade da EAD por parte do público investigado.