A LÍNGUA MÃE À FLOR DO LÁCIO

um estudo nos livros didáticos do Ensino Médio de duas escolas de Balsas-MA

Autores

  • TIAGO FERREIRA DE SOUSA Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v12i01.127

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa. Língua Latina. Livro Didático.

Resumo

As discussões sobre a língua latina sempre  se concentraram nas academias, em épocas passadas, e só recentemente têm surgido no cenário dos estudos de língua materna, agora contemplando as pesquisa da educação básica em razão de sua natureza histórica e interdisciplinar. Considerando a importância dessas discussões, este artigo apresenta um estudo com objetivo principal de analisar como a língua latina, presente nos livros didáticos, contribui para um melhor ensino-aprendizado de Língua Portuguesa em escolas de Ensino Médio.  Com base em investigações descritivo-explicativas e bibliográficas, busca-se discutir algumas das concepções que configuram língua e linguagem, e, a partir dessas definições, analisar como o latim se apresenta no aparato dos gêneros que constituem esses livros didáticos elaborados para as aulas do Ensino Médio. Os resultados da investigação permitem apontar sugestões de utilização da língua latina nesses materiais pedagógicos analisados.

Downloads

Publicado

2022-02-03

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS