A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PRÁTICA REFLEXIVA E INVESTIGADORA ENVOLVENDO AS TECNOLOGIAS

Autores

  • Jakson Ferreira de Sousa Faculdade de Balsas - UNIBALSAS
  • Aparecida Pacheco Garcia Gabriel Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Eduardo José Freire Faculdade de Direito de Alta Floresta

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v13i1.125

Resumo

Neste estudo, apresenta-se uma reflexão sobre a formação de professores referente às práticas pedagógicas investigativas e a utilização das tecnologias no mundo contemporâneo. A pesquisa é uma revisão bibliográfica com base em Almeida (2007), Tardif e Lessard (2008, 2011), Pimenta e Libâneo (1990, 2011), Schön (1992), Porlán e Martín (1997, 2002), Tajra (2012) e Vickery (2016), que permite perceber uma preocupação por parte dos autores em discutir a formação do professor, que investigam suas práticas e utilizam das tecnologias para compreender e melhorar a qualidade do ensino, tornando-o emancipatório. Os referenciais analisados permitem perceber a importância de uma formação de professores continuada que se inicia na graduação e segue para toda a vida profissional. Percebe-se, também, que a partir do momento em que os professores começaram a investigar suas práticas e utilizar as ferramentas tecnológicas como instrumento de pesquisa, avaliação e documentação pode-se obter avanços na área do ensino e da aprendizagem.

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Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS