CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL CONTRIBUI PARA A INSERÇÃO DE JOVENS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • FERNANDA BARBOSA REIS UEMA
  • OLÍVIO CRISPIM DE MEDEIROS UEMA
  • ANTÔNIO SANTANA BATISTA DE OLIVEIRA FILHO UNESP https://orcid.org/0000-0001-7398-0300
  • LUCIANO FAÇANHA MARQUES UEMA
  • AIRTON ANDRADE DA SILVA

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v11i01.122

Resumo

Há uma baixa disponibilidade de vagas nos cursos superiores no Brasil, evidenciando o difícil acesso às Universidades. Estudantes de classes sociais mais baixas tendem a ter sua educação escolar comprometida, tornando seu aprendizado tardio e corriqueiro, o que compromete a sua aprovação em vestibulares. Diante desta situação, a criação de um cursinho pré-vestibular é de suma importância para alunos de classes sociais mais baixas e que sonham com o ingresso à universidade pública, tendo em vista que a grande maioria destes não possuem condições financeiras para pagar um curso preparatório. Objetivou-se com o presente relato de experiência demonstrar a contribuição das aulas da disciplina de Matemática no cursinho pré-vestibular, com o ingresso de alunos nos diferentes cursos superiores ofertados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES), no ano de 2019. Os resultados evidenciam que cerca de 21 alunos obtiveram aprovação no PAES 2019 em diferentes cursos, e os maiores índices foram para os cursos de Agronomia e Matemática do Centro de Estudos Superiores de Balsas (CESBA), demostrando que as aulas ministradas de Matemática no cursinho pré-vestibular foram essenciais para o ingresso destes no Ensino superior.

Biografia do Autor

  • OLÍVIO CRISPIM DE MEDEIROS, UEMA

     Professor auxiliar II da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra Linear, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria dos números, Geometria Plana e Espacial, Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática, Lógica Matemática e Cálculo. Atualmente o professor exerce também a função de "Diretor do Curso de Matemática" da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Balsas.

  • ANTÔNIO SANTANA BATISTA DE OLIVEIRA FILHO, UNESP

     Graduado em Agronomia, habilitação Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é mestrando e bolsista CNPq do programa de pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), atuando principalmente nas áreas de Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo e Manejo de Culturas Agrícolas.

  • LUCIANO FAÇANHA MARQUES, UEMA

    Professor Adjunto III, Curso de Agronomia; atualmente é Diretor do Centro de Estudos Superiores de Balsas CESBA - UEMA. Doutorado em Agronomia (Solos e nutrição de plantas) pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Mestrado em Agronomia (Solos e nutrição de plantas) pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (2006). Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE (1997). Membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

  • AIRTON ANDRADE DA SILVA

    acadêmico de Agronomia  pela Universidade Estadual do Maranhão, bolsista de iniciação científica PIBIC-UEMA.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS