FORMAÇÃO SOCIOPROFISSIONAL E PERMANÊNCIA DOS JOVENS NA COMUNIDADE CINTURÃO VERDE: contribuição dos docentes da ECFR de São Luís - MA.

Autores

  • Glenda Lima de Barros

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i2.116

Palavras-chave:

ECFR, Formação socioprofissional, Comunidade

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as contribuições da
ECFR – Escola Casa Familiar Rural de São Luís - MA no processo
de formação socioprofissional dos jovens, assegurando a sua
permanência na comunidade Cinturão Verde. A metodologia foi
baseada em pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, levantamento
bibliográfico, aplicação de questionários junto aos egressos
da comunidade, para buscar a compreensão de que forma os
ex-alunos da ECFR sofreram a influência do estudo por 3 (três)
anos consecutivos na escola em sua formação socioprofissional.
A ECFR e seus docentes contribuíram para a permanência de
jovens egressos no campo alcançando assim seus propósitos,
uma vez que influenciaram os mesmos a dar continuidade aos estudos
ligados ao meio rural, assim como também a permanência
de muitos destes na pequena agricultura familiar e melhorias na
qualidade de vida após terem estudado na escola.

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Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO REGIONAL