O CONHECIMENTO DOCENTE E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR EM DOCUMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Guilherme Hammarstrom Dobler
  • Marciele Dias Cabeleira
  • Vídica Bianchi
  • Maria Cristina Pansera de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i2.114

Palavras-chave:

Democratização, Ensino, Pesquisa, Extensão

Resumo

O processo de alfabetização para a escrita e a leitura
das palavras no Ensino de Ciências da Natureza tem como
função principal a formação de um cidadão cientificamente
alfabetizado. Nesse viés, a alfabetização científica, no Brasil e
no mundo, tem sofrido os reflexos do processo de globalização,
assim os programas de formação de professores no ensino
superior precisam estar atentos a estas influências, para tal, os
PPCs, devem ser elaborados de forma que atenda estas novas
demandas. Este trabalho teve por objetivo identificar temática
que consideramos impulsionadoras da alfabetização científica
e que possibilitem uma inserção ampla nas esferas críticas
e que englobe os saberes adequados requeridos no mundo
globalizado. Foi possível destacar no PPC analisado, quatro
temáticas impulsionadoras da alfabetização científica: Saberes
docentes imbricados na mudança e na incerteza; os saberes
necessários a partir da teoria; metodologias inovadoras com vista
à alfabetização científica e interação de saberes explícitos que
potencializam a educação superior.

Biografia do Autor

  • Guilherme Hammarstrom Dobler

    Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

  • Marciele Dias Cabeleira

    Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do
    Sul, bolsista capes

  • Vídica Bianchi

    Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2005). Pesquisadora em Controle
    Biológico, nos temas: biodiversidade, interações ecológicas, educação ambiental, formação de professores e
    estudos de currículo na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, professora na
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências da Vida e no
    Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

  • Maria Cristina Pansera de Araújo

    Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), professora
    titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências
    da Vida e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciência.

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Publicado

2020-05-13