O CONHECIMENTO DOCENTE E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR EM DOCUMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i2.114Palavras-chave:
Democratização, Ensino, Pesquisa, ExtensãoResumo
O processo de alfabetização para a escrita e a leitura
das palavras no Ensino de Ciências da Natureza tem como
função principal a formação de um cidadão cientificamente
alfabetizado. Nesse viés, a alfabetização científica, no Brasil e
no mundo, tem sofrido os reflexos do processo de globalização,
assim os programas de formação de professores no ensino
superior precisam estar atentos a estas influências, para tal, os
PPCs, devem ser elaborados de forma que atenda estas novas
demandas. Este trabalho teve por objetivo identificar temática
que consideramos impulsionadoras da alfabetização científica
e que possibilitem uma inserção ampla nas esferas críticas
e que englobe os saberes adequados requeridos no mundo
globalizado. Foi possível destacar no PPC analisado, quatro
temáticas impulsionadoras da alfabetização científica: Saberes
docentes imbricados na mudança e na incerteza; os saberes
necessários a partir da teoria; metodologias inovadoras com vista
à alfabetização científica e interação de saberes explícitos que
potencializam a educação superior.