A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS SOB A VISÃO DE PAULO FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i2.113Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Paulo Freire, Cidadania, SociedadeResumo
O presente artigo científico aborda as questões inerentes
à educação de jovens, adultos e idosos sob a ótica do pesquisador
Paulo Freire que, através de suas obras, tem contribuído
intensamente para o desenvolvimento da educação a partir de
sua visão evolucionista do processo de ensino-aprendizagem.
Essa modalidade, que visa formar cidadãos que não frequentaram
a escola em tempo regular, sobrevive na medida em que são
desenvolvidas, no âmbito social, ações que visem à inclusão social.
Desde o seu surgimento, a EJAI2 vem traçando caminhos
atentando para os propósitos de Paulo Freire que visam levar a
educação às pessoas que estão fora do ambiente escolar ou que
perderam a oportunidade de escolarização. Consiste, ainda, na
ideia de que é preciso reaprender a aprender.