FORMAÇÃO SÓCIOPROFISSIONAL E PERMANÊNCIA DOS JOVENS NA COMUNIDADE CINTURÃO VERDE: contribuição dos docentes da ECFR de São Luís - MA

Autores

  • Glenda Lima de Barros IFMA - Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.46761/unibalsas.v10i1.107

Palavras-chave:

ECFR; formação sócio-profissional; Comunidade

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as contribuições da ECFR – Escola Casa Familiar Rural de São Luís - MA no processo de formação sócio profissional dos jovens, assegurando a sua permanência na comunidade Cinturão Verde. A metodologia foi baseada em pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, levantamento bibliográfico, aplicação de questionários junto os egressos da comunidade, para buscar a compreensão de que forma os ex-alunos da ECFR sofreram a influência do estudo por 3 (três) anos consecutivos na escola em sua formação socioprofissional. A ECFR e seus docentes contribuíram para a permanência de jovens egressos no campo alcançando assim seus propósitos, uma vez que influenciaram os mesmos a dar continuidade aos estudos ligados ao meio rural, assim como também a permanência de muitos destes na pequena agricultura familiar e melhorias na qualidade de vida após terem estudado na escola.

Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

DESENVOLVIMENTO REGIONAL