https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/issue/feed REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS 2023-05-16T19:53:48+08:00 Marina Carvalho de Souza revistacientifica@unibalsas.edu.br Open Journal Systems https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/171 EDITORIAL 2023-05-15T22:49:45+08:00 Marina Carvalho biblioteca@unibalsas.edu.br <p>A Faculdade de Balsas – Unibalsas, localizada ao sul do Estado do Maranhão, criou em 2010 a Revista Científica da Faculdade de Balsas, com o propósito inicial de estimular a reflexão e o despertar de pesquisadores nesta região. Atualmente somos um espaço de compartilhamento de experiências científicas voltadas, não só ao desenvolvimento de nossa região, mas também trazendo experiências de outras regiões apresentadas por pes- quisadores de diferentes instituições de ensino e/ou pesquisas localizadas em território nacional ou estrangeiro.</p> <p>A revista possui como escopo principal o desenvolvimento regional, mas mantém uma orientação pluralista, valorizando o diálogo interdisciplinar com outras áreas que apresen- tem interface com seu projeto central.</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/130 ANÁLISE LINGUÍSTICO-DISCURSIVA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS ALÉRGICAS: 2022-02-16T18:18:11+08:00 Marta Helena Facco Piovesan martahpiovesan@hotmail.com Isaac Azevedo Tenório isaac.a.tenorio@gmail.com Maria da Luz Ribeiro dos Santos mariadaluz.2012@hotmail.com <p>A presente pesquisa visa a analisar as narrativas construídas na interação médico-paciente de uma Clínica da rede privada localizada em Balsas -MA. A pesquisa propõe investigar as narrativas como um instrumento de análise no processo de coconstrução dos discursos narrados e produzidos na interação. Este estudo é baseado na teoria narrativa de JOVCHELOVITCH; BAUER (2002); BASTOS (2015); BAMBERG, (2002); DE FINA; GEORGAKOPOLOU (2012), tendo como arcabouços teóricos a Análise de Narrativas e Análise da Conversação de MARCUSCHI (2003). A metodologia utilizada na pesquisa é de caráter interpretativo/qualitativo seguindo uma linha metodológica de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, visando, desse modo, analisar as narrativas do paciente portador de alergia alimentar e sua interação com o médico na consulta, em que o corpus foi gerado por meio de gravação em áudio. Após a realização da gravação, foi feita a transcrição dos dados a partir de orientações da Análise da Conversação em uma perspectiva de organização textual-interativa que examina o tópico discursivo para evidenciar os temas mais relevantes dentro do discurso dos participantes. Com isso, foi possível identificar de forma precisa o discurso que se dá na interação médico-paciente e como essas relações são importantes para os estudos linguísticos e interacionais que envolvem as relações entre as pessoas.</p> 2022-02-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE BALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/134 DA MÚSICA: SUAS INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA 2021-01-12T19:13:47+08:00 ANTONIO ISMAEL LOPES DE SOUSA antonio.ismael@ufma.br ANA CRISTINA TEIXEIRA DE BRITO CARVALHO ana.carvalho@uemasul.edu.br MAHALLA STEPHANY FEITOSA AGUIAR mahalla.aguiar@uemasul.edu.br <p>O presente trabalho pretende mostrar a influência benéfica da música nas mais diversas atividades humanas, e mais especificamente nas de educação. Quando somada à cognição, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e na aquisição de habilidades linguísticas como leitura, audição, fala e escrita. Esta análise teve embasamento em teóricos como Aguiar (1993), Alves (2008), Brown (2007), Claret (2008), Ferreira (2008), Lima (2009), Loureiro (2003), Murphey (1992), Sekeff (2007) e outros que apresentam os benefícios múltiplos da música, dentre os quais o de figurar como uma possibilidade de adicionar experiências mais ricas e prazerosas ao ensino e o aprendizado de um segundo idioma.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Música. Influência. Ensino-aprendizagem. Língua Inglesa.</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/146 USO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA - ATD COM ATLAS.TI NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE UMA FACULDADE 2022-03-08T20:00:04+08:00 Manoel Matias do Nascimento Cardoso manoelmatias.cardoso@gmail.com Fábio Roberto Pillatt pillatt@gmail.com <p><strong>Resumo:</strong><span style="font-weight: 400;"> A complexidade na realização de análises qualitativas é bastante considerável na busca por informações implícitas em meio a dados no formato de textos discursivos. Este trabalho apresenta a realização de tais análises seguindo a metodologia de análise textual discursiva com a ferramenta de software ATLAS.ti, onde o objetivo principal foi encontrar percepções subjetivas de alunos da faculdade que forneceu os dados oriundos da aplicação de um questionário durante a autoavaliação institucional. Neste processo exploratório de natureza qualitativo, em meio a estas percepções percebeu-se que há elogios a respeitos de características próprias da instituição, críticas bastante pontuais e sugestões de melhorias. No decorrer do processo, palavras chaves foram criadas para realizar a categorização de respostas dos discentes, estas representam o início da construção de uma base de conhecimento a ser usada em futuras edições da autoavaliação coordenada pela CPA da faculdade em questão.</span></p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/125 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO PRÁTICA REFLEXIVA E INVESTIGADORA ENVOLVENDO AS TECNOLOGIAS 2020-06-26T01:18:15+08:00 Jakson Ferreira de Sousa jaksontecmicro@gmail.com Aparecida Pacheco Garcia Gabriel psicopacheco_1@hotmail.com Eduardo José Freire freireej7@hotmail.com <p>Neste estudo, apresenta-se uma reflexão sobre a formação de professores referente às práticas pedagógicas investigativas e a utilização das tecnologias no mundo contemporâneo. A pesquisa é uma revisão bibliográfica com base em Almeida (2007), Tardif e Lessard (2008, 2011), Pimenta e Libâneo (1990, 2011), Schön (1992), Porlán e Martín (1997, 2002), Tajra (2012) e Vickery (2016), que permite perceber uma preocupação por parte dos autores em discutir a formação do professor, que investigam suas práticas e utilizam das tecnologias para compreender e melhorar a qualidade do ensino, tornando-o emancipatório. Os referenciais analisados permitem perceber a importância de uma formação de professores continuada que se inicia na graduação e segue para toda a vida profissional. Percebe-se, também, que a partir do momento em que os professores começaram a investigar suas práticas e utilizar as ferramentas tecnológicas como instrumento de pesquisa, avaliação e documentação pode-se obter avanços na área do ensino e da aprendizagem.</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2022 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/164 INTER-RELAÇÕES DE LÍNGUA E MEIO AMBIENTE: UM ESTUDO DA ETNOBOTÂNICA DO CERRADO 2023-01-06T17:56:49+08:00 MAYARA CAROLINE SOUSA DE ABREU m.carolineab@gmail.com MARIA CÉLIA DIAS DE CASTRO celialeitecastro@hotmail.com <p>Este texto tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante a extensão intitulada Léxico Fitonímico no Âmbito do Projeto “<em>Laudato si</em>” de Reflorestando do Cerrado do Município de Balsas. O projeto é fruto de uma iniciativa de conscientização da diocese de Balsas (MA) no que se refere ao desmatamento da vegetação nativa do Sul Maranhense. O trabalho teve como foco a educação ambiental, sendo fundamental o estudo dos nomes das plantas e seus manuseios. Tendo como suporte o aspecto interdisciplinar da Ecolinguísitca, disciplina que estuda as interrelações entre língua e meio ambiente e é base teórica deste trabalho, as atividades do projeto visaram a confecção de um catálogo fitonímico com as espécies representativas do Cerrado balsense. Todas as espécies, bem como suas características e usos, foram elencadas pelos alunos da escola municipal onde o projeto foi desenvolvido. As atividades interdisciplinares do projeto também contribuíram com o reflorestamento, através do plantio de mudas, e com a educação ambiental, com a confecção do produto didático-pedagógico. Sobre o aspecto de cunho teórico, orientado pela problemática “Que relações entre seres humanos e natureza são expressas na língua, notadamente no ato de nomear os fitônimos?”, notou-se na pesquisa que os interactantes nomeiam os fitônimos com base em suas experiências (físicas, mentais e socias) no mundo, o que acarreta, por vezes, palavras que se configuram como expressões metafóricas e metonímicas. Evidencia-se, assim, que as inter-relações organismo-mundo reveladas ainda se pautam na utilidade da natureza para fins de subsistência humana e essa inter-relação também impacta nos processos biopsicossociais via linguagem. Por fim, o projeto também deu fruto ao trabalho de monografia da autora, intitulado “Laudato Si’ e Reflorestamento: Relações Ecolinguísticas no Léxico Fitonímico do Cerrado Balsense”, defendido e aprovado no fim do primeiro semestre de 2022, além de publicações em anais de eventos acadêmicos.</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/166 IMPACTOS NEUROPSICOLÓGICOS DECORRENTES DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 2023-03-20T23:15:53+08:00 Ana Paula Cardoso Bomfim ana.bomfim@alu.unibalsas.edu.br Lucas José Rodrigues Costa lucas.costa@alu.unibalsas.edu.br Aislan José de Oliveira aislan.oliveira@unibalsas.edu.br <p>O uso de substâncias psicoativas cresceu nos últimos anos de forma alarmante, e atualmente considera-se que uso de substâncias psicoativas (SPA) é um grave problema de saúde presente em muitos países. O seu uso pode acarretar lesões corticais principalmente em áreas frontais, regiões responsáveis por funções cognitivas complexas como o Julgamento e Tomada de Decisão (JTD). O presente estudo teve como objetivo investigar os impactos do uso de SPA no JTD de usuários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritivo e de revisão de literatura do tipo narrativa. Foi possível identificar que o uso de SPA causa lesões corticais mais especificamente no Córtex Frontal (CF) ocasionando prejuízos em importantes manifestações relacionadas a dificuldades adaptativas (relacionadas ao processo JTD) e seus mecanismos neurofisiológicos pós uso SPA. Observou-se que uma avaliação neuropsicológica eficaz pode direcionar e/ou auxiliar os profissionais em relação a identificação de quais funções foram mais prejudicadas no indivíduo. Neste sentido, uma avaliação neuropsicológica adequada, contribui para o melhor desempenho das abordagens terapêuticas a serem desenvolvidas no tratamento de usuários de SPA.&nbsp; É importante, pois este entendimento pode direcionar de maneira eficaz o processo terapêutico de recuperação e reinserção social efetiva do indivíduo.</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS https://revista.unibalsas.edu.br/index.php/unibalsas/article/view/167 PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS: EFEITOS DA LASERTERAPIA NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS 2023-03-20T21:40:30+08:00 Isabel Cristina Alves moreira coord.estetica@unibalsas.edu.br <p>O trabalho ora desenvolvido trata-se de um estudo exploratório realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada em Gil. Foi realizada uma busca literária nas bases de dados BDTD, Scielo, livros e outros sites de revistas publicados até o período da pesquisa. Foram selecionadas 27 referências que atendem os critérios de inclusão. Este estudo aborda a temática, Procedimentos estéticos: Efeitos da laserterapia na cicatrização de feridas. Tem como principal objetivo avaliar, conforme relatos dos autores elencados para esse estudo, o tratamento com laser e seus efeitos cicatrizantes e melhora na aparência estética de cicatrizes em pacientes submetidas a lesões cutâneas resultantes em processo cicatricial.&nbsp; Além de permitir a melhora da qualidade da cicatriz, o tratamento a laser pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois muitas vezes essas cicatrizes provocam repercussões não apenas físicas como também psicoemocionais, o que altera a qualidade de vida e o convívio social do paciente, a<strong>lém de contribuir com a </strong>disseminação de informações sobre essa modalidade de tratamento estético.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2023-05-16T00:00:00+08:00 Copyright (c) 2023 REVISTA CIENTÍFICA UNIBALSAS